Post Seventy - Os Filmes do Feriado

Category: By Marcel



O Escafândro e a Borboleta (2007)


Logo vem o espanto e a questão: Como pode um filme ganhar tantos prêmios e eu nunca ter ouvido falar?

O filme de Julian Schnabel, a história do editor da revista Elle (sim, trata-se de uma história real) Jean-Dominique Bauby trata a emoção com originalidade e realidade.

O poderoso editor de uma das revistas mais influentes, culturalmente no mundo que vivia na França, sofre um derrame por AVC em um passeio com seu filho do primeiro casamento. O derrame o deixa semanas em coma até que Jean acorda e se vê paciente de um hospital. Imóvel e incapaz de falar, síndrome locked in, ele estabelece a comunicação através dos olhos para com as demais pessoas.

O filme aborda de forma original a visão do paciente com a Locked in. Só isso, já é o bastante para boa parte de seus prêmios. A outra metade de prêmios se justifica no decorrer da obra.


Um Estranho no Ninho (1975)

Um filme obrigatório.

McMurphy (Jack Nicholson) é enviado para um sanatório depois de passar um tempo na prisão. Logo se revela que ele tentava se livrar do trabalho e de suas responsabilidades se internando em instituições públicas diversas. No sanatório vive uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que dificulta as coisas para ele.

Faço as de muitos críticos minhas palavras. Antes mesmo da flor vendida pela globalização tomar de vez os estúdios, revelou-se nesse longa uma grande obra que somava novos talentos do cinema e outra atuação memorável de Jack Nicholson e Louise Fletcher. O filme de Milos Forman tem cenas longas, logo, poucos cortes, tem falas marcantes e reias além de outros detalhes que se contrastam fortemente com os filmes lançados na mesma época fazendo dele merecedor de tantos premios e elogios.


 

1 comment so far.

  1. Diego Menezes 15 de junho de 2009 às 22:00
    Nunca vi o primeiro, vou tentar achar... mas "um estranho no ninho" é realmente sensacional

    Grande sr. Nicholson!

Something to say?