Post Forty Eight - Guerra em Paraisópolis

Category: By Marcel



A primeira impressão é que as imagens exibidas ao decorrer da semana – nos telejornais, jornais e revistas, tratavam-se de algum confronto internacional por duas forças de guerrilha ou quaisquer outra. Mas, de fato, as imagens infelizmente são de um país chamado Brasil.

“É muita fala [boato]. Recebemos a informação de que os varredores de rua foram avisados de que o que aconteceu ontem é ‘fichinha’ perto do que vai acontecer hoje”, disse. Disse o chefe de polícia em depoimento.

Segundo os proprios policiais envolvidos no conflito a operação policial começou graças a uma crescente quantidade de assaltos de vandalismo pelo local que rodeia a favela. São 360 policiais militares armados cercando a segunda maior favela da cidade de São Paulo.

“A confusão começou por volta das 17h. Os manifestantes interromperam o trânsito na Avenida Giovanni Gronchi, via importante região do Morumbi, bairro nobre da cidade. Motoristas que passavam pelas ruas próximas foram vítimas do arrastão. “Veio uma avalanche de pessoas na nossa direção. E começaram a gritar, a xingar, e gritando pra deixar tudo dentro do carro”, disse um deles, que não quis se identificar.”G1.com

“De acordo com agentes do 89º Distrito Policial, os manifestantes se revoltaram após a morte de um fugitivo da penitenciária de Franco da Rocha durante uma troca de tiros com a polícia no domingo. Os moradores teriam prometido uma investida contra a PM. Os moradores incendiaram pneus, caixas e criaram diversas barricadas em vários pontos da favela. Ruas da região foram bloqueadas pelos moradores. A Tropa de Choque foi para o local. Entretanto, diversas barricadas dificultaram o acesso dos agentes.” noticias.terra.com.br

Foram formadas barricadas pelas ruas da favela. Os manisfestantes empuraram carros e pneus para formar uma proteção contra a invasão da policia. Tudo isso apavorou certamente boa parte da favela de paraisópolis. A pergunta que ninguém sabe responder exatamente é o que querem esses vândalos e qual o motivo destes saques e ataques a zonas nobres de São Paulo – houveram ataques a restaurantes e lojas no morumbi.

A região sul de São Paulo é marcada a ferro e fogo pelo abismo social entre as favelas em contraste com condominios luxuosos.

Região entre favela e um condominio de alto padrão.

O que me parece é que existe uma intenção pela parte dos manisfestantes de sitiar a favela ou algo do tipo. É claro, a entrada da policia brecaria a ação deles, mas isso não torna motivo para as barricadas.

Com um pouco de reflexão você percebe certo pavor em pensar que isso acontece alguns quilômetros de você. No entanto, as informações ainda são poucas já que os depoimentos de muitos dos detidos no 89º DP ainda não foram divulgados.

Continuarei com esse assunto se nescessário.

Nos cabe apenas esperar e fazer preces para que tudo acabe melhor do que está.

 

0 comments so far.

Something to say?