Post Six - Bem ou Mal

Nietzsche disse uma vez que os elementos naturais interagem além do que o humano criou, alem do bem e do mal. Mas afinal do que é feita a nossa vida? Por que criamos astros, por que todas as religiões que caminhavam independentes das outras criavam seus deuses e demônios? Todos têm pelo menos um pouco de conhecimento de como nasce uma religião.
Tudo começa quando o homem não consegue ter respostas sobre as questões sobre si mesmo, por exemplo, "Como e onde surgiu o primeiro homem?" "Do que é feita a nossa vida?" "Por que temos que morrer e desaparecer?"
Aqui, é aqui que nasce a idéia do Yin Yang, da escuridão e da luz, e não é preciso ser um grande filósofo para entender que a luz te revela tudo você durante o período do dia, você pode ver tudo a sua volta, já durante as noites quando a escuridão prevalece com a ausência do sol podemos ver pouco, pessoas podem esconder suas faces e não nos sentimos protegidos, pois dai nasce a comparação com a idéia do claro e escuro dai nasce a co-relação entre a luz e o bem, o lúcido, o divido, o bom, pois a transparência dos atos que os tornam divino; e o escuro com o mal, o obscuro, o traiçoeiro, o misterioso, as questões sem respostas feitas ao universo.
Sempre tive certa fascinação nesse assunto de contrastes elevados ao máximo, e foi dessa fascinação que nasceu a idéia de "O Inimigo Perfeito". Quero simular nele o maior contraste possível entre dois seres humano, "dois seres humanos que são mais facilmente comparados com outros seres do que a si mesmos”.
Tamanho contraste criará em um, defesas sobre o outro até que um se torne o oposto do que o outro é, e que o leitor consiga seguir isso durante a história. Essa é a idéia principal do livro, o bem nascendo em convívio com o mal, o mal crescendo na presença do apogeu do bem, isso criará contrastes que ficaram pequenos para o livro e para o pobre coitado do autor que terá de se desdobrar para conseguir por tudo ou pelo menos boa parte de suas idéias em folhas.
Mas o bem não vence sempre o mal como nas histórias em quadrinhos, o bem está em harmonia com o mal, num "círculo perfeito" de idéias, ações que organizam tudo à nossa volta, e isso vai alem da concepção de qualquer ser humano, pois esse círculo é imenso em tamanho por englobar tudo e todos nele.
Por fim o bem é a justiça, A QUE o homem se conforta e se defende. O mal é DO QUE o homem se defende, é a injustiça. Isso tudo é criado pelo próprio homem, ou não? Afinal até em grupos animais existem os mais fortes que protegem os mais fracos dos que eles julgam maus. Nisso entra outra reflexão minha.
O bem é de quem se faz deus, enquanto quem se faz oposto a ele é considerado Mal e destes se fazem os demônios, ou seja, em pontos de vista diferentes o que existe no nosso mundo são deuses abençoando e demônios pecando, guiados por algo chamado religião, guiados em seu ponto de vista, cada um vendo tudo de uma maneira completamente diferente, isso nos torna parte do imenso círculo do tudo.
Música do Post
The Pot - Tool
e coitado d vc mesmo pra por tudo issu no seu livro! xP
No entanto, eu discordo de algumas partes, por ter parecido um tanto monteista, acho que me confundi, mas estou quase certo que a mais na vida do que os opostos...
O que não é bom é mal e o que não é mal é bom foge um pouco as minhas ideias de visão do mundo...
O proprio egoismo não é uma coisa MÁ, ele tem seus fundamentos e suas razões, para mim pelo menos, bem e mal são meros conceitos de ações humanas. Pela mesma comparação de que quando um ser humano ou qualquer objeto e banhado em luz frontal, as suas costas se pode ver uma sombra se formando... Onde a o bem a o mal, mas isso depende muito do que esta acontecendo... Roubar para alimentar o filho morrendo de fome que não pode esperar é assim tão mal?
Prender o crimiso que roubou é assim tão bom?
Ponto de vista, tudo depende disso...
Mas insisto sua analogia foi brilhante, meus parabens!
Abraços ai cara, como sempre eu to esperando pelo livro!
Entrei hoje pela primeira vez no blog... gostei...
Mas não acredito que exista um bem ou um mal opostos, mas acredito que de alguma forma o bem e o mal se unam para um bem maior... como a noite e o dia, se fosse sempre dia no planeta inteiro, ele iria se superaquecer e todos nós morreriamos, da mesma forma morreriamos se fosse eternamente noite...
O bem e o mal se completam, mas não só eles, eles são lados opostos de algo maior, assim como entre a o inverno e o verão há a primavera e outono, e tudo se completa, e só é possivel que haja vida se eles estiverem juntos, completos.
A função bem/mal como conceito está sob o julgue das religiões que erroniamente atribuem essas forças a algo paranormal, algo fora da Terra, enquanto são forças naturais tão quanto a lei da gravidade, todo ser trabalha o bem e o mal o tempo todo, mesmo sem ter consciencia disso.
O que é realmente maléfico é o execesso, seja de bem, seja de mal.